Adicionar aos Favoritos




PERGUNTAS  FREQUENTES

1- Há algum risco do livro comprado extraviar pelos correios? O que fazer?

1- Sim, há risco. Ainda assim, a porcentagem é muito pequena pelo modelo em que trabalhamos:

Registro, código de rastreamento, valor declarado e seguro, o livro até pode ser extraviado, mas ele será encontrado com toda a certeza porque com o código de rastreamento, o comprador entra no site dos Correios e ao lado esquerdo superior escolhe-se a opção rastreamento e verifica-se para onde está indo o livro.  

2- E se eu depositar o dinheiro ou pagar com cartão de crédito e Ana Lima Bookseller, não tiver mais o livro no estoque?

2- Nós trabalhamos com um cuidado especial para isso não acontecer. Casualmente ocorrendo, providenciaremos de imediato, outro exemplar igual ao pedido, ainda que com custo maior, uma vez que nos responsabilizamos pelo nosso compromisso com Você, nosso Cliente. Se for um livro esgotado, fora de catálogo na editora, devolveremos o dinheiro despendido na compra, no prazo máximo de 7 dias, a partir da data em que nos for enviados os dados necessários para a devolução.

  3- E se eu receber o livro e não gostar do livro por alguma razão, como posso proceder?

3- Você não tem obrigação de gostar do livro, embora a descrição real seja a mais completa possível. Neste caso, o comprador tem três dias úteis, a partir da data de entrega pelos correios,  para nos devolver o livro. As despesas de reenvio correm por conta do comprador e é necessário que haja um motivo justificado.

4- O que significa ISBN 10 e ISBN 13?

4- ISBN é a abreviação de International Standad Book Number: Número Padrão Internacional de Livro. O Sistema do ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada em Berlim na Alemanha. Uma vez fixada a identificação, aplica-se apenas àquela obra e edição. O ISBN simplifica a busca e atualização bibliográfica, concorrendo para a integração entre as diferentes culturas do mundo. É a Fundação Biblioteca Nacional, com sede no Rio de Janeiro, que representa oficialmente o ISBN no Brasil, além disso a Fundação tem a função de atribuir o número de identificação dos livros editados no país. O ISBN a partir de 01/01/2007 passou a ser constituído por 13 dígitos em vez de 10 dígitos.
Existe também o ISSN: International Standard Serial Number, para publicações periódicas, tais como revistas científicas.
A principal função do ISBN e ISSN é garantir que não existam duas obras iguais, de autores diferentes. Em outras palavras, o ISBN e ISSN existem para que não haja plágio e preserve os direitos autorais dos autores e editoras.

  5- Como é composto o preço de um livro usado?

5- Existem diversas variáveis que interferem no preço final de um livro usado. O que realmente importa é o estado de conservação do livro e a dificuldade de ser encontrado no mercado.
Um livro manchado, ondulado, grifado à caneta, páginas amareladas, rendilhado por buracos de insetos ou outros, é um livro que tem seu preço reduzido ainda que esgotado. Livros mais caros são aqueles fora de catálogo, novos e sem sinais de leitura. Devemos começar a adotar uma cultura livresca e valorizar o livro raro em ótimo estado de conservação. Um livro em ótimo estado de conservação, de um bom autor e de uma boa editora é um investimento para gerações. Infelizmente a cultura brasileira em geral não estimula a leitura e o conhecimento como acontece nos países desenvolvidos, as potências mundiais. É muito comum que a população em geral, dê preferência a gastos muitas vezes excessivos, por produtos que não trazem benefícios relacionados ao conhecimento, o que por via de regra, da continuidade a nosso subdesenvolvimento ao lado do raciocínio limitado de um povo que poderia estar ultrapassando limites ideológicos. A valorização dos livros são um bem cultural que o Leitor adquire para sempre e passa para inúmeras gerações, se forem entendidos como crescimento e não apenas como sentenças perdidas em páginas amareladas.

  6- Quais são as modalidades de envio de livros pelos correios?

6- As modalidades de envio de livros pelos correios são baseadas em uma Lei Federal que cobra do livro a metade do valor do frete. Chama-se Impresso Módico. Toda agência do correio tem obrigação de apresentar essa opção. O Impresso Módico não é de segunda categoria. Ele pode ter valor declarado, seguro e código de rastreamento, mas o frete é 50% mais barato para incentivar o intercâmbio cultural no Brasil. Demora até oito dias para chegar a qualquer destino brasileiro. Existe também o Sedex, mais caro, mas chega em dois dias. Sedex 10, ainda mais caro, mas chega no dia seguinte à postagem até às 10h da manhã seguinte. Sedex Hoje, também com custo elevado, mas chega ao destino no mesmo dia. Devemos salientar que em todas estas modalidades, é necessária a presença de um morador, para o recebimento do livro. Caso ninguém esteja para receber a encomenda, o livro é devolvido à empresa. Acesse o site dos correios www.correios.com.br, para estar o mais informado possível, evitando quaisquer transtornos.

  7- Como é calculado o frete?

7- O frete do livro é calculado pelo peso que está na descrição do livro, o Seu CEP e o da Livraria: 05414-012. Basta acessar o site dos correios com estas informações, escolher a forma de envio, que o site calcula o valor do frete. Pode haver alguma pequena variação se Você quiser que o livro seja enviado em uma caixa. Neste caso, as caixas aumentam o peso do livro e consequentemente o preço fica cerca de 10% mais caro.

  8- O que mais valoriza um livro?

8- Podemos adiantar que é o estado de conservação do livro, se o autor é acadêmico, se é de uma editora com Corpo Editorial que veta livros com informações duvidosas do ponto de vista científico. Se o livro possui ISBN, se é raro ou fora de catálogo da editora. O custo aumenta na mesma proporção, de acordo com o estado do livro e por ser um livro raro.

  9- Qual é o papel do tradutor na edição de um livro?

9- O tradutor inexperiente no tema abordado interfere na mensagem que o autor pretendeu comunicar. Nós temos exemplos de traduções infelizes, em que o tradutor fez colocações errôneas no texto. Um exemplo são os livros de Sigmund Freud, que tem alemão deturpado, pois além de Freud escrever de forma coloquial, ele tinha o alemão misturado com o suíço. Foi o caso do tradutor inglês Sr. James Strachey. Ele fez uma tradução das obras completas de Sigmund Freud, sendo a primeira a reunir todos os textos de Freud.  Ele não levou em conta o alemão com acento suíço e a linguagem coloquial de Freud que deveriam ser  levadas em consideração. Nós temos aqui no Brasil as melhores traduções de Freud feitas pelo Prof. Luiz Hanns, direto do alemão e as melhores traduções do alemão de Friedrich Nietzsche realizadas pelo Prof. Paulo César de Souza. Tudo isso tem um alto custo para a editora. As melhores traduções não estão nos livros de baixo custo.

  10- Tenho um livro para restaurar. Todos os que se propõem a fazer restaurações estão aptos para esta função?

10- Não. A restauração de livros requer muito conhecimento especializado e um restauro mal feito acaba com o livro, principalmente se for de antiquário. Conheço livros do Século XVII, com uma qualidade ruim em termos de restauração, onde alguns não abriam até o final da folha. Não dava sequer para ler o lado esquerdo do livro, onde o restaurador em questão guilhotinou as páginas, deixando-as "perfeitas" tais como as de hoje. Isso mostra que o restaurador não conhecia as técnicas usadas no período. É imprescindível que a restauração esteja de acordo com os padrões de cada século.

11- Qual é a razão da discrepância de preços?

11- A discrepância realmente existe. O que podemos falar é que na tentativa de diminuir custos atualmente as editoras estão empregando pessoas que se passam por profissionais, cada vez menos qualificadas. O peso das páginas é cada vez menor, deixando-as muito finas, de tal forma que enxergamos o sombreado das letras da página anterior. Alguns contratam revisores que não cumprem sua função e esse serviço tem que ser perfeito. Não podem haver erros de português, ou outro idioma e nem erros de digitação. Lembro-me do caso da Editora Vozes, de reputação inabalável. No livro Metafísica de Aristóteles de Martin Heidegger, desta mesma Editora, apresenta-se a palavra “omônimo”, escrita sem “H”, na página 50. As páginas estão tão finas que as letras da página anterior são perfeitamente visíveis. Se até a Editora Vozes contrata profissionais inexperientes, pode-se imaginar sobre os que não têm tradição alguma no mercado (salvo exceções). Em editoras como Companhia das Letras, Loyola, Martins Fontes, Cosacnaify, UNICAMP, EDUSP, os erros não são encontrados. Tudo tem seu custo: Corpo Editorial não faz parecer de graça. Os autores de primeira linha valorizam a sua atividade, os ótimos tradutores não cobram um preço de neófito, as páginas que possuem um peso suficiente para não enxergarmos do outro lado têm custo elevado, o acabamento de primeira linha, tem igualmente custo alto. Fica claro que não é viável um livro com todo esse esmero editorial ter baixo custo.

12- O que são livros esgotados?

12- São livros que estão fora de catálogo em uma editora. A editora não edita mais aquele título, portanto seu preço aumenta consideravelmente, pois logo ficará raríssimo no mercado. Pode ser que Você tenha a sorte de encontrar uma livraria que não saiba que o livro está esgotado e compre-o pelo preço de catálogo. Mas para a livraria que atualiza-se constantemente, essa situação é bastante difícil de acontecer. Se ligarmos para uma editora e constatarmos que ela não possui mais o estoque do livro e não pretende relançá-lo rapidamente, então estamos diante de um livro esgotado.

13- Como montar uma biblioteca de boa qualidade?

13- Comprando livros das excelentes editoras mencionadas. Seu Corpo Editorial é de altíssimo padrão, nada publicado é de qualidade baixa ou média. As publicações são excelentes. Procure consultorias científicas para autores e títulos. Não significa que livros importados são todos de boa qualidade exclusivamente por serem importados. Quando forem importados, dê preferência aos livros de editoras de Universidades de alto nível internacional, em que a qualidade é garantida.


analimabookseller@uol.com.br





˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜©2009 Design by Monalisa˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜˜